GEAESP
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

SJP-GRU-SJP... "O ganso da asinha quebrada"...

2 participantes

Ir para baixo

SJP-GRU-SJP... "O ganso da asinha quebrada"... Empty SJP-GRU-SJP... "O ganso da asinha quebrada"...

Mensagem por Chico-SBML Qua 17 Ago - 16:53

Vamos começar esse reporte desde Marília, onde moro, de onde eu tive que me deslocar até São José do Rio Preto para pegar um voo para Guarulhos, nas asas da Passaredo.

Apenas para ilustrar, duas empresas aéreas ligam Marília à Capital Paulista: A Azul, que tem 3 voos diários MII-VCP e de lá a empresa fornece ônibus, e a Trip, que faz MII-GRU também 3 vezes ao dia, sendo que em um dos voos, mais precisamente o das 13:30, tem escala em Presidente Prudente. Ambas empresas utilizam o ATR, sendo o ATR 72 pela Azul e o ATR 42 pela Trip.

Aí vem a pergunta... Por que não fazer Marília a Guarulhos direto, pela Trip sem ter a necessidade de se deslocar até Rio Preto para fazer o voo?

Simples... O voo de ida foi dia 13/08 e o de volta foi dia 14/08. A Trip não serve Marília aos domingos! E pela Azul, o horário não valeria a pena, sem contar o custo de deslocamento desde à Barra Funda até o Aeroporto de Guarulhos, já que meu destino final foi o Hotel Matiz.
Porém, como a viagem era para um fim de semana "aeronáutico", com 3 periodos previstos de Spotting, certamente preferi voar em uma aeronave na qual ainda não havia voado! O brasileiríssimo ERJ 145 da Embraer.

Fiz a compra direto do site da Passaredo, no qual adquiri os bilhetes para os seguintes voos:

13/08 - PTB 2371/2261 saindo de Rio Preto as 5:30 da manhã, chegando em Ribeirão Preto as 6:00(2371) e conexão para Guarulhos, saindo de Ribeirão as 6:30 chegando em Guarulhos as 7:25 (2261).

E para a volta:

14/08 - PTB 2230 Saindo de GRU as 16:30 e chegando em Rio Preto as 17:30, em voo direto.

Como a viagem tinha a finalidade "aeronáutica", contando com uma hospedagem no Matiz, e passeios ao aeroporto de Guarulhos para fotografar, eu fiz uma promessa... "NÃO VOU FOTOGRAFAR NENHUM ATR!! JÁ CHEGA!"... chicote

Voltemos à noite do dia 12/08... As 23:00 chego em casa após uma cansativa sexta feira de trabalho, que teimava em não acabar.
Banho tomado, malas arrumadas, tanque do carro e barriga cheios, pé na estrada para os 190km de BR-153 que separam Marília de Rio Preto. Com uma pequena escala na qual encontrei o Zé Luís no posto da Polícia Rodoviária Federal, próximo á Guaiçara, há pouco mais de 70km de Marília. Tudo correu normalmente e por volta das 4 da manhã estávamos no balcão da Passaredo em São José do Rio Preto para o check-in.
Feito os trâmites, fomos à cerca do Aeroporto para tirar umas fotos... Estava ainda de noite, mas deu para tirar uma foto de um...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A T R... Isso já é perseguição...

Como pode-se ver, por estar de noite, a condição para fotos não é das melhores... Só fiz essa foto com a ajuda do Zé para ajustar a câmera...

Eis que passa o trator rebocando a aeronave que nos levaria à Ribeirão Preto no PTB 2371. Tratava-se do PR-PSF, que ostentava o sticker do "Rally dos Sertões". Ao passar a aeronave, nosso amigo Alex fez um comentário que serviria como pressentimento do que estaria por vir: "Esta aeronave não voou ontem e ficou aqui para manutenção"...
Enfim... nenhuma empresa, espero eu, despacha uma aeronave sem condições de voo.

Já na sala de embarque, fomos chamados ao avião...

Me acomodei na poltrona 2A, de couro azul, que já mostrava sinal de que não era das mais novas, e fui aguardando o restante do embarque. Eis que fui violentamente atacado pela comissária, que me disparou ofensas horríveis e me disse: "Senhor, poderia por gentileza ir mais ao fundo para balanceamento da aeronave?" Um BULLYING na cara dura, diante de todos! Tudo bem que estou pouco acima do peso, mas não precisava ofender deste jeito! Eis que para a minha surpresa, as ofensas não pararam por aí! Mais 3 passageiros: Zé Luís, Alex e Emilio, que me acompanhava na viagem, foram expulsos da frente do avião (poltronas 1A, 3A e 4A) e violentamente jogados para o fundo da aeronave! FOI TERRÍVEL! Lágrimas me escorrem no momento em que escrevo esse texto...

(respira)

Já no meu novo assento, o 18C, janela da última fileira do lado esquerdo, as portas foram fechadas e precisamente as 5:30 se iniciou o pushback. Motores acionados, flaps em posição de decolagem e... opa... o que é aquilo na asa esquerda? De acordo com relatos, pois eu não vi, o flap da asa esquerda desceu muito mais do que a posição comandada... Nosso ganso está com a asinha quebrada... voltamos ao pátio não sem antes o comandante se desculpar do ocorrido. De imediato me veio na cabeça: "nossa conexão em Ribeirão já era!". E também o período do sábado de manhã para o spotting em São Paulo

Desembarcamos e fomos direto ao check-in... Os passageiros do voo se aglomeravam e exigiam informações. Perguntamos como poderiamos proceder e nos foram dadas duas opções: Ir de TRIP via Araçatuba, em um.... (respira) A T R. (Nada contra a ótima aeronave... mas já tenho ATR's fotografados de todos os ângulos (menos de cima para baixo ehehehe) e já tive a felicidade de voar em um dos modelos da Pantanal); ou aguardar o voo das 11:05 pela própria Passaredo, que faria o PTB 2231 ligando SJP a GRU sem escalas nem conexões. Optamos pelo Trip. Ao chegar no check-in, fomos informados que só haviam 6 vagas no voo da Trip e que as mesmas já estavam ocupadas. Resultado, 'bora esperar até as 11:05 o próximo voo da Passaredo.
De posse do voucher de R$ 15,00 que nos foi disponibilizado, fomos tomar café na lanchonete do aeroporto... Enquanto esperávamos nosso voo, fiz algumas fotos:

Olhe um ATR aí, geeeeeeeeeeeeeeeeeeeeente assobio
ATR 72-500 da TRIP que fez o voo SJP-ARU-GRU, no qual se tivesse vaga, estariamos nele...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

PR-PSL que partia para Brasília, e que horas depois nos levaria à GRU
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Nosso "ganso de asa quebrada" que tomava um solzinho no aeroporto...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A319 da TAM que cumpre o voo CGH/SJP/CGB
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

PR-PSO que faria o PTB 2251 direto para SDU
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Já no horário previsto, após mais de 6 horas no aeroporto, nos digimos à sala de embarque para enfim sermos chamados para o voo...
Para evitar constrangimento e BULLYING, no novo checkin eu pedi a poltrona 18C. Assim, não seria atacado pela comissária tendo que ir para o fundão.

A aeronave estava IMPECÁVEL. Poltrona de couro cinza que parecia ter sido colocada antes do voo... Todas limpas e em perfeito estado!

Já no meu assento:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Portas fechadas, pushback normal, taxi normal e decolagem mais do que normal... Principalmente... dentro do horário...

Logo após a decolagem...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O voo transcorreu normalmente e foi oferecido o serviço de bordo... Um pacotinho de biscoitos da mariliense Marilan e uma goiabinha... para beber, Coca-cola, guaraná e alguns sucos... Fui de Coca...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Gostei da mesinha!! Bem criativa!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Em algum lugar entre Rio Preto e São Paulo
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Já chegando em São Paulo, fizemos uma órbida de espera devido ao tráfego em GRU, tendo como grande fator a reforma na pista 09L/27R que obrigariam os voos de maior porte decolarem pela 27L/09R

Chegando em GRU
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Aqui vem uma dica... Se pretendes fotografar pela janela, NÃO USE CAMISETA CLARA! A minha era amarela doh doh
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O pouso foi simplesmente fantástico! O comandante/copiloto acariciou a pista 27L com o ERJ! Simplesmente fantástico! Os 3000m foram mais do que suficientes para parar o nosso ERJ, visto que o piloto nem se deu o luxo de acionar os revesos e o ground spoiler. Livramos na penúltima e fomos para o desembarque na remota... Apenas uma situação inusitada... Ao esperar a bagagem do Alex na esteira, uma mala ficou rodando sozinha. Ao ver, se tratava de uma mala que tinha como destino SDU no voo PTB 2251 que saiu minutos depois do nosso em Rio Preto! Alguém dormiu pelado no Rio de Janeiro chicote

Algumas fotos da nossa estadia podem ser vistas aqui:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Dia seguinte, cartão de memória da máquina já cheio, vamos voltar à SJP...

A aeronave que nos levou de volta à quente cidade de Rio Preto foi a PR-PSQ, que tinha em sua fuselagem a logomarca da festa do peão de Barretos... Interior muito bem conservado, porém as poltronas de couro azuis mostravam o sinal de uso...

Estacionados ao lado de outro ERJ da companhia com o QATAR ao fundo
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Guarulhos tinha o céu encoberto e dentro do horário fizemos nosso pushback... Decolamos pela 09L e, ao furar a camada, um belo céu azul...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O serviço de bordo foi exatamente igual ao da ida... por isso, segue a mesma foto do da ida lol!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Voando pelo interior de SP
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Hora de chegar... Uma final longa para a pista 07 em Rio Preto e um pouso pouco mais duro do que o da ida... Dessa vez, com reversos e ground spoiler...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Sombra da nossa aeronave um pouco antes do toque...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Aeronave no pátio, com o sticker da festa de Barretos...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

E assim terminou nosso final de semana aeronáutico. Precisamente as 17:36 desembarcamos, para depois enfrentarmos os 190km da volta entre Rio Preto e Marília, deixando o Zé Luis na base da Polícia Rodoviária Federal...

É isso!! Espero que gostem!

Grande abraço!
Chico-SBML
Chico-SBML
Admin
Admin

Mensagens : 101
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 44
Localização : Marilia

Ir para o topo Ir para baixo

SJP-GRU-SJP... "O ganso da asinha quebrada"... Empty Re: SJP-GRU-SJP... "O ganso da asinha quebrada"...

Mensagem por Jose Luis Silva Qua 17 Ago - 17:03

Excelente flight report!

Parabéns
Jose Luis Silva
Jose Luis Silva
Admin
Admin

Mensagens : 273
Data de inscrição : 25/06/2009
Idade : 58
Localização : Lins -São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos